Esses dias ouvi em um bate-papo sobre empreendedorismo feminino, entre tantas informações relevantes e super atuais, sobre o tempo de duração dos ciclos de trabalho e que atualmente eles estão em torno de 10 anos. Ou seja, mais ou menos em uma década iremos fazer ajustes de rotas em nossas atividades profissionais, sejamos autônomos, profissionais liberais, empreendedores, empresários ou funcionários de empresa pública ou privada.

Photo by Caroline Rccrd on Unsplash

É claro que isso não significa que você irá abandonar a carreira que escolheu na faculdade ou vai jogar para o alto o emprego que tanto desejou e conquistou a cada 10 anos. Mas você (nós) pode(mos) fazer ajustes nessas rotas de década em década, mais ou menos. Pode ser apenas um ajuste pontual em algo que já não faz tanto sentido nos dias atuais como fazia quando você começou nesse ciclo. São ajustes que sempre precisamos fazer em tudo na vida.

Essa estimativa do ciclo de trabalho está relacionada, também, com as mudanças e transformações que vivenciamos diariamente e que sempre acreditamos estar no “futuro”. Mas o tal futuro já tornou-se presente há muito tempo.

E são essas transformações que estão causando uma verdadeira revolução no modelo de trabalho que conhecemos atualmente e também na forma como enxergamos e vivenciamos o trabalho. Em junho deste ano, o governo do Japão apresentou na Cúpula do G-20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo, que estamos iniciando a Sociedade 5.0, que é a sociedade da imaginação, colocando a criatividade no centro dos processos.

Ou seja, lembra da Inteligência Artificial que eu já contei que está chegando com tudo para ocupar muitos espaços no mercado de trabalho? Pois então, com esse novo olhar para a sociedade 5.0 voltada para a criatividade, a “parceria” entre nós, humanos, e os robôs será fundamental para não despersonalizar e humanizar as relações!

O importante ao receber essas informações é como você vai usá-las ao seu favor e tirar maior proveito disso. Reflita:

📌quais são as capacitações que preciso fazer para não ser engolido pelo tsunami de transformações;

📌quais são as habilidades que ainda não desenvolvi e são fundamentais para quem deseja atingir as metas traçadas;

📌qual é a postura que um profissional da minha posição precisa ter para chegar onde deseja.

Reserve um tempo para avaliar em qual momento do ciclo está sua atividade profissional neste momento e o que você precisa fazer para manter-se atualizado. 

Se você não reinventar o que estiver fazendo – seja no seu negócio ou na sua carreira, alguém fará isso!!! E não vai demorar muito. Pode ser a partir de agora. É o futuro entre nós!

——

Essa e outras questões envolvendo o futuro do mercado de trabalho faz parte da minha metodologia para organizar e desenvolver carreiras e negócios individuais.Se você quer mais informações sobre meu trabalho, me envie uma mensagem: priscila@pritescaro.com.br