Você está preparado para as exigências do mercado de trabalho para o profissional 4.0?

A principal característica é estar em busca de aprendizado constante a fim de aprimorar-se e adequar-se às transformações que acontecem na velocidade da luz. 

Cada vez mais, o profissional 4.0 precisa de uma combinação de habilidades para atuar em diferentes áreas. O termo “profissão” está caindo em desuso e sendo substituído por “carreira”. 

nova expressão remete ao modelo de profissionais do futuro exigidos pelo mercado. Entende-se que “carreira” abrange as experiências pessoais de trabalho ao longo da nossa vida. Estamos em constante adaptação. Não precisamos mais encerrar nosso ciclo de trabalho atuando na mesma profissão que nos formamos na faculdade ou que iniciamos nossa trajetória.

Mas, como ser um profissional 4.0?

O trabalho do futuro possibilita que o mercado receba profissionais que atuem em carreiras múltiplas. Não existe mais o pré-conceito de que devemos trabalhar em uma única área deixando de lado outras opções que podem nos completar. Nossas habilidades devem ser aproveitadas e exploradas não apenas em benefício próprio como também de toda a sociedade.

Segundo estudo divulgado em 2018 durante o Fórum Econômico Mundial, essas são as 10 habilidades que o novo mercado de trabalho está exigindo a partir deste ano:

1 – Resolução de problemas complexos

2 – Pensamento crítico

3 – Criatividade

4 – Gestão de pessoas

5 – Coordenação

6 – Inteligência emocional

7 – Capacidade de julgamento e de tomada de decisão

8 – Orientação para servir

9 – Negociação

10 – Flexibilidade cognitiva

Arquiteta e professora de Yoga

Em 2017, atendi uma arquiteta que desejava organizar seu escritório. Recém-formada, ela precisava de orientações para iniciar esse novo negócio. Com o trabalho finalizado, um ano depois, ela iniciou uma formação em Yoga. O que começou como uma atividade física, transformou-se em paixão. Ela decidiu transformar em uma nova atividade profissional. Com a formação concluída, hoje, concilia as duas carreiras: arquiteta e professora de Yoga. Ela uniu duas áreas que se identificam, aprimorou suas habilidades e atua em ambas.

Faço um convite para refletir. Sua carreira está adequada às novas exigências do mercado de trabalho? Você identificou quais são as habilidades que precisa estar atento para manter-se atuando na sua empresa? Ou ainda, você acredita ter perfil para atuar com múltiplas carreiras? 

Certamente uma reflexão mais profunda pode apresentar surpresas.