Já parou para pensar em que profissionais que se destacam tem em comum? O que pessoas como o ex-jogador de futebol Edmundo; a cantora Anitta; o publicitário Washington Olivetto; a apresentadora Xuxa {nos tempos áureos}, a cantora Gretchen, a atriz Suzana Vieira…… podem ter em comum? Eles tem personalidade. São autênticos. São únicos.

Olha só, aqui não está em questão a qualidade de cada um deles em suas atividades/profissões. Não vou discutir se são bons ou ruins, se gostamos ou não. Mas, se tem um fato que não podemos negar é que eles sempre chamam a atenção – por um lado ou outro. Tomam atitudes {certas ou erradas, mas sem julgamento de valor, please!} para se destacar na multidão.

Vai me dizer que você não lembra de pelo menos um episódio envolvendo cada um desses nomes – e tantos outros que não citei – e que estiveram em destaque, em evidência. Estão em capas de revista, ganham matérias sobre a nova música, o novo parceiro, sobre o novo qualquer coisa.

E aí eu te pergunto: você faz o mesmo para o seu negócio se destacar?

0815_profissionaisquesedestacam

 

Meu pai dizia uma frase que nunca mais vou esquecer: quer aparecer, coloca uma melancia na cabeça e sai na rua.

Você não vai fazer isso com sua carreira, caso seja um profissional liberal, nem com seu negócio. Mas você deve fazer algo para diferenciar-se das outras empresas do seu segmento. Não apenas por preço, ou melhor, não pelo preço. Mas por saber comunicar-se de uma maneira única e exclusiva, contando uma história, colocando a sua experiência de vida nessa relação, agindo com verdade.

0815_profissionaisquesedestacam_frasesuzanavieira

 

Já falei algumas vezes que ninguém mais inventa a roda. Para ter algo realmente inovador, acredito que levará um longo tempo. Mas sempre é possível fazer diferente, do seu jeito, com a sua cara. É por isso que algumas celebridades tem mais sucesso que outras. Porque elas são autênticas. A Suzana Vieira e o Edmundo, para mim, são os melhores exemplos disso. 

Agora está com você. O que vai fazer, nos próximos dias, para diferenciar-se nesse oceano em que todo mundo está “disputando” o mesmo cliente, a mesma verba? Que tal ser um pouco mais autêntico?

0815_profissionaisquesedestacam_fraseedmundo