Depois de me recuperar do show – literalmente – que foi a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos na noite de sexta-feira, hoje de manhã deixei a TV ligada enquanto trabalhava.

Quando o narrador anunciou que as provas da ginástica artística masculina iriam começar, fiz um duplo twist carpado {brincadeira} na minha cadeira e fiquei com um olho no computador e outro na telinha.

E aí me deparei com esta imagem:

Arthur Zanetti nas

 

Refeita do susto, prestei atenção no que a narração dizia: “o Arthur poderia participar de outras modalidades na ginástica, mas ele optou por focar toda a sua atenção e treinamento nas argolas, para conseguir repetir o sucesso que foi na Olimpíada de Londres quando conquistou o ouro”.

Parei por alguns segundos para entender aquela frase. Fiquei pensando por qual motivo um atleta iria abrir mão de disputar – e conquistar mais medalhas – para focar em apenas uma {que pode nem vir, né?}.

Mas uma palavra fez a diferença e eu pude entender: FOCO. O Zanetti focou seu treinamento nos últimos anos para ser O melhor atleta nas argolas do mundo e ser bi-campeão olímpico.

É simples, né? A decisão talvez não tenha sido fácil, mas é muito claro compreender quando o objetivo é ser o melhor. E isso se aplica nos negócios também. Quando eu falo que não dá para vender tudo para todo mundo é exatamente isso que eu quero dizer. O Zanetti tinha uma estratégia e planejou seu treinamento com foco nesse objetivo de conquistar novamente a medalha de ouro.

Foco só nas argolas - Arthur Zanetti
Fonte da imagem: site oficial Arthur Zanetti

 

Em um negócio é a mesma coisa: se você quer se destacar no seu mercado, no seu segmento, você precisa FOCAR no seu objetivo. E fazer uma, duas ou três coisas de cada vez. Não queira ter 50 produtos em seu portfólio se você não vai conseguir entregar com a qualidade necessária. Opte por ter 10 bons produtos com a eficiência necessária para destacar-se entre seus clientes e consumidores.

Lembre-se dessa imagem do ginasta Arthur Zanetti. Ele não quis abraçar o mundo e ser o melhor em todos os aparelhos e também no solo. Ele focou naquilo que ele sabe que é melhor, no seu ponto forte. E treinou muito para alcançar o objetivo maior, que é a medalha de ouro. Ainda não sabemos se ele terá êxito – mas estou aqui de dedos cruzados para que sim!!! Use essa referência para ajustar o seu negócio: FOCO em poucos objetivos e crie as estratégias para conquistá-los.