As ondas vão e vem em qualquer área das nossas vidas. São as modas que vivemos onde grande parte das pessoas vão para um lado ou outro. Alguns autores definem esse movimento como “efeito manada”, quando há grande concentração de pessoas adotando um determinado estilo de vida, uma tendência de moda, uma forma de trabalhar ou agir. Como o empreendedorismo não foi diferente. Desde que a palavra tornou-se “moda” aqui no Brasil, lá no início de 2012, a onda foi e voltou, cresceu e diminuiu, mas nunca deixou de existir.

Há pouco tempo atrás o boom do empreendedorismo foi a sua glamourização. Viver fazendo o que ama, trabalhar quase 20 horas por dia, estar sempre ocupado, correndo, com mil coisas ao mesmo tempo passou a ser mais comum do que imaginávamos. E essa aparência externa, que empreender é a solução para todos os problemas, escondeu uma realidade que nem sempre é bonita. Empreender não é trabalhar menos. Empreender não é fotos bonitas nas redes sociais. Empreender não é deixar de trabalhar. Empreender é exatamente o contrário.

Criei uma hastag para compartilhar histórias de EmpreendedorismoReal e não te desanimar. Pelo contrário, quero te inspirar a não desanimar e seguir fazendo o que ama, mas sabendo que nem tudo são flores. Que há muitos momentos de tensão, preocupação e vontade de desistir. Mas que tem muita gente na mesma situação que a sua. Ou seja, você não é privilegiado por estar dando passinhos menores. Mas que também tem momentos muito bons onde os frutos do trabalho aparecem e o reconhecimento chega, inclusive a grana.

Foto: Unsplash

Escrevi alguns pontos que acredito serem bem importante para contar um pouco mais sobre o #EmpreendedorismoReal ? Faz sentido pra você?

* Empreendedorismo Real é minha definição para 99% dos empreendedores desse brasilzão que acorda às 6h e só para de trabalhar às 23h59 (se parar, né?).

* Empreendedorismo Real é para as pessoas que transformam seu sonho em realidade mas muitas vezes percebem que nem sempre o sonho é tão lindo quanto na nossa imaginação e que tem períodos de pesadelo.

* Empreendedorismo Real representa eu, você, todos meus clientes, todos aqueles que me enviam mensagens pedindo ajuda, etc….., pois muitas vezes ficam perdidos no meio desse caminho.

* Empreendedorismo Real é para quem decide empreender, pega todo o dinheiro que tem e não sabe por onde ir, o que fazer, como fazer, etc.

* Empreendedorismo Real não é ser dono dos seus horários. Você vai trabalhar muito mais do que imagina se quiser chegar onde deseja.

* Empreendedorismo Real é para quem trabalha de domingo a domingo.

* Empreendedorismo Real é para quem faz o que ama e sabe que esse talento é o que o mercado quer e vai pagar pelo serviço ou produto.

* Empreendedorismo Real é para quem não comemora a chegada da sexta-feira e não fica triste quando é segunda. Afinal, para o empreendedor de verdade, todo dia é dia!

* Empreendedorismo Real é para quem cria o produto/serviço, divulga no Facebook, Instagram, Twitter, escreve o post no blog, participa de eventos; envia e-mail marketing, atende o cliente, pensa no planejamento e na estratégia…. tudo isso em apenas um dia de trabalho

* Empreendedorismo Real é vida real, de verdade, sem glamourização, sem mentiras ou pseudos-vidas que não se encaixam na realidade de 99% dos empreendedores, sem promessas ou fórmulas mágicas. É para quem tem a sua única e verdadeira voz e sabe onde quer chegar com ela. É para quem coloca o coração na empresa, no produto, no serviço, no atendimento ao cliente, na produção, na entrega e fica super-hiper-mega feliz com um feedback positivo. Empreendedorismo Real é para pessoas de verdade, de carne, osso, alma e coração.