Abrace suas múltiplas paixões. Desenvolva seus talentos. Crie novas carreiras profissionais em qualquer tempo, sempre que quiser.

O mundo do trabalho, há décadas, nos direciona para escolher apenas um caminho, uma profissão, uma carreira. Livros, testes vocacionais, sociedade, todos ensinam que o “correto” é ter apenas uma carreira. Será?

Você é o mesmo que era há cinco anos? E há 10 anos? Será que hoje você é a mesma pessoa que escolheu qual curso fazer na graduação?

Acredito que não. Não somos estáticos. A sociedade está o tempo todo em transformação e os últimos 10 anos passaram como um raio na nossa frente.

Quer um exemplo? Você lembra como era a vida antes das redes sociais? Como dirigir sem a ajuda do Waze? Fazer reuniões com pessoas que estão geograficamente em outros continentes era algo impensável.

Se todas essas mudanças aconteceram, por que nós precisamos ficar estagnado na mesma carreira por 20, 30, 40 anos?

Esse hábito de dizer “serei feliz quando me aposentar”, ou “quando estiver no cargo tal”, é mais enganador do que parece à primeira vista. Por que precisamos trabalhar nos melhores anos da nossa vida para “aproveitar a aposentadoria”? A vida começa quando deixamos o trabalho?

Não adianta mais fincar uma bandeira de onde se quer chegar daqui a cinco anos. A realidade é que, no mundo de hoje, não sabemos onde estamos nem para onde estamos indo. A pandemia, por exemplo, nos mostrou isso. Precisamos de uma estratégia bússola, que nos ajude a navegar em espaços que desconhecemos.

Ser Carreiras Múltiplas é a mistura de tudo isso. É a união das transformações que aconteceram (e ainda acontecerão) na sociedade e no mercado de trabalho, com nossas inquietações e desejo de viver uma vida alinhada com nossos princípios, valores e prioridades.

Projetar sua vida

Agora que já sabe o que são Carreiras Múltiplas, é possível que esteja perguntando se esse estilo de vida é para você.

Se você gosta da sua carreira atual, mas tem outros interesses e paixões que poderiam ser transformadas em nova(s) carreira(s), você é um forte candidato a projetar sua vida para ser um profissional Carreiras Múltiplas.

Antes, é preciso fazer uma observação importante: você não precisa criar nova(s) carreira(s) ao mesmo tempo. Talvez seu perfil seja do profissional “Carreiras Múltiplas Sequencial”, onde as carreiras vão acontecendo uma após a outra, encerrando um ciclo e iniciando o próximo. A beleza do estilo de vida Carreiras Múltiplas é a possibilidade de nada ser engessado, do movimento e da fluidez que podemos incluir na nossa trajetória pessoal e profissional.

Outra vantagem de ser Carreiras Múltiplas é assumir o protagonismo da trajetória profissional. Ao criar nova(s) carreira(s), é você quem escolhe qual caminho trilhar, em quais empresas gostaria de trabalhar ou se quer empreender. Em tempos tão voláteis e incertos, apropriar-se da carreira é fundamental para evitar surpresas desagradáveis, como demissões inesperadas, por exemplo.

O hábito de dizer “serei feliz quando…” nos mantém esperando que a vida aconteça conosco em vez de criar uma vida que queremos agora.

O que pode te paralisar

Quando você deseja projetar sua vida e sua carreira, alguns questionamentos podem surgir. Estes são os principais:

"O que os outros vão pensar de mim?”

Talvez eles pensem que você é corajoso em seguir uma nova trajetória profissional (algo que eles não têm). Ainda, eles não pagam seus boletos, certo?

"Eu gosto de tantas coisas, não sei se vai dar certo.”

Por isso você deve planejar a mudança de carreira criando um plano de ação, testando novas opções e dando cada passo com cautela e firmeza. Fica difícil dar o salto quando não temos conhecimento. Eu já passei por isso algumas vezes e utilizo a minha experiência de vida e trajetória profissional para lhe auxiliar no desenho da sua próxima(s) carreira(s).

"Não tenho mais idade para mudar de carreira"

Gosto de pensar que sempre é tempo para ser feliz. Criar uma nova carreira é muito mais uma questão de autoconhecimento, planejamento e organização, do que pensar na idade que você tem para projetar uma vida alinhada aos seus valores, princípios e prioridades. Talvez a sua dificuldade seja com a falta de conhecimento para criar a nova carreira do que a questão de ter ou não idade para dar o salto rumo à nova fase. 

"E se o que eu quero não der dinheiro?”

É possível que isso aconteça. Por isso que uma das etapas da minha metodologia é experimentar aquelas carreiras que você gostaria de ter. Nunca vou dizer para você se jogar na primeira oportunidade que surgir. É preciso ter coragem e planejamento para dar o salto.

"Vou precisar começar tudo do zero?”

Não, nós nunca começamos nada do zero. Além das nossas habilidades transferíveis, aquelas que levamos para qualquer carreira que criamos, colocamos em nossa bagagem todas as experiências que vivenciamos e que podem ser aproveitadas em novas oportunidades.

"Como vou fazer se não tenho experiência nessa área?"

Sua trajetória profissional é a principal habilidade e diferencial que você tem a seu favor. Ela é sua melhor experiência para iniciar uma nova(s) carreira(s).

O primeiro passo para qualquer mudança de carreira é obter uma compreensão clara do que é importante para você, para que possa então descobrir qual é a carreira certa para você.

Como criar nova(s) carreira(s)

1

Descubra os motivos pelos quais você quer criar uma nova carreira.

2

Descubra quais habilidades precisam ser desenvolvidas.

3

Crie um bom fundo financeiro para esse momento.

4

Pesquise sobre as oportunidades na nova área.

5

Se puder, experimente a nova carreira por algum tempo.

6

Faça um plano de ação para os próximos passos.

Como posso te ajudar

Atendimentos individuais e personalizados para quem deseja desenvolver uma nova carreira, identificar habilidades, ou ter clareza sobre os próximos passos a seguir na vida profissional. As consultorias têm finalidade e duração personalizadas, seguindo o ritmo e os objetivos de cada profissional.

Workshops e MasterClass com temas específicos do universo de carreiras múltiplas, profissões do futuro e soft skills. Nos eventos, compartilho as principais tendências sobre o Futuro do Trabalho, técnicas e ferramentas, sempre com um olhar aprofundado.

Depoimentos

Quem já trabalhou comigo

O trabalho com a Priscila me ajudou a perceber que eu poderia ter mais de uma carreira (ao mesmo tempo) e que não era errado gostar de várias áreas. Desenhamos duas novas carreiras e criamos um planejamento para eu fazer a transição em breve.“
GUSTAVO TIMM, JORNALISTA
“Não sabia o que fazer da minha vida quando fui demitida. Fui pega de surpresa e fiquei sem chão. A Pri me tirou do fundo do poço, me mostrou um novo caminho e retomei minha carreira com um novo olhar. Não tenho palavras para agradecer o trabalho que fizemos juntas.”
DÉBORA DE OLIVEIRA, JORNALISTA
"Meus gestores afirmaram o quanto evolui depois da consultoria. Não queria mudar de carreira e o trabalho me ajudou a entender isso. O reposicionamento foi fundamental para o meu crescimento. Fui promovido ao final do processo, e recebi um excelente aumento salarial."

GESTOR DE marketing de STARTUP

"O trabalho com a Pri tirou um peso das minhas costas quando descobri que poderia ter mais de uma carreira. Ela ensinou como organizar meu tempo, respeitar meus valores e planejar minhas duas carreiras."

PUBLICITÁRIA, EMPRESÁRIA E FUTURA RESTAURADORA

PRONTO PARA TRABALHAR COMIGO?

Se você está pronto para dar o próximo passo na sua carreira e projetar a vida que deseja, vamos conversar.

Sou jornalista especialista em Carreiras Múltiplas e estrategista de Carreiras. Com mais de 20 anos de trabalho em diferentes carreiras, desenvolvi habilidades enquanto fui repórter; assessora de imprensa; empresária & empreendedora; consultora; palestrante; e escritora.

Atualmente, utilizo minha trajetória profissional para conduzir profissionais que desejam criar novas (e múltiplas) carreiras; explorar seus diferentes talentos e habilidades, sempre alinhado com seus princípios valores e fase de vida.