As motivações de Gesi Mazzochi

As motivações de Gesi Mazzochi

Gezi

Se você acredita que ter mais de uma carreira é uma realidade distante, preciso te contar que está errado. O efeito “carreiras múltiplas” está cada vez mais presente na vida das pessoas que estão no mercado de trabalho e, na próxima década, será difícil encontrar um profissional que exerce apenas uma atividade.

Para alguns, o motivo de agregar uma nova atividade profissional é financeiro, diversificar a renda. Para outras pessoas, a possibilidade de trabalhar por projetos, atuar em equipes localizadas em diversos lugares do mundo é o que motiva. Mas há outros que desejam agregar uma ou mais carreira para ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito profissional. E foi esse o motivo que levou Gesi Mazzochi, 39 anos, a agregar novas áreas de conhecimento para ampliar suas possibilidades de trabalho. A história da Gesi faz parte da séria de entrevistas que faço com profissionais que fizeram transição de carreiras ou atuam em carreiras múltiplas.

Atualmente, Gesi exerce três atividades ao mesmo tempo: é Supervisora de RH numa multinacional, atua como Coach de Carreira e Desbloqueios do Idioma Inglês, além de também ser professora de inglês.

– Quanto tempo atuou na sua área de formação? Atuo como professora de inglês há 20 anos, Supervisora de RH há 10 anos e como Coach de Carreira e Desbloqueios do Idioma Inglês há 2 anos.

– E por que você decidiu mudar de carreira? Decidi me tornar Coach de Carreira e de Desbloqueios do Idioma Inglês para trabalhar diretamente no desenvolvimento de pessoas. Ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito profissional e a entenderem qual a melhor forma de adquirir o idioma inglês, respeitando o estilo de aprendizagem de cada um é o que me motiva. Nem todos tem a clareza de seu potencial ou sabem como melhor explorar seus talentos ou ainda lidar com suas limitações e o trabalho de Coaching ajuda muito nesta descoberta. É um processo de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional que fazem dele uma experiência muito transformadora.

– Você se arrepende de atuar em mais de uma carreira? Não.

– Você fez algum tipo de planejamento para realizar esta mudança atual? Sim, creio que o planejamento da atividade empreendedora é fundamental para que o negócio dê certo. Você tem que saber de antemão se o produto ou serviço que oferece terá realmente aceitação no mercado. Para mim, testá-lo antes de lançar foi fundamental. Além disso, precisa pensar sobre o valor a praticar, quem é seu público-alvo e que tipo de desenvolvimento você precisa buscar para se preparar para ser um empreendedor de sucesso. Dois anos antes de começar a exercer a atividade de Coaching, realizei uma pesquisa criteriosa das formações disponíveis no mercado, e elegi a que combinava mais com meu estilo de aprendizagem e que era reconhecida como uma instituição de credibilidade. Antes de iniciar os atendimentos de Coaching, entrevistei um grupo de empreendedores locais para ouvir suas experiências e entender os principais desafios que haviam passado. Busquei o suporte do SEBRAE e uma Consultoria de Personal Branding para me auxiliar na composição do meu produto e entendimento de seus pontos fortes e melhorias. Contei com uma consultoria para desenvolvimento da minha marca e visitei alguns espaços de coworking locais para identificar qual melhor traduzia a minha proposta de trabalho.

– Na sua opinião, quais são os benefícios de ter mais de uma carreira? Na minha trajetória como Coach tenho conhecido pessoas maravilhosas que me auxiliaram a me tornar um ser humano e profissional melhores. Tenho aprendido muito com meus clientes e exercer uma nova atividade abriu muito meus horizontes em termos de aprendizado. Aprendi sobre assuntos dos mais variados e certamente um dos ganhos também foi o incremento financeiro.

– Quais os desafios que enfrentou nesse processo de carreiras múltiplas? Meu principal desafio era saber se meu serviço de Coaching para Desbloqueio do Idioma Inglês, seria aceito no mercado, por ser algo novo. A nomenclatura e divulgação também me inquietavam, bem como a precificação. Foi quando busquei o auxílio da Consultoria de Luciane Bemfica para me auxiliar a estabelecer as estratégias mais efetivas.

– Se você puder dar alguma dica ou conselho para quem deseja fazer a transição de carreira nos próximos meses, qual seria? Para uma transição de carreira ser bem sucedida, você precisa se conhecer bem e também ao seu produto. Autoconhecimento e apoio de profissionais habilitados é fundamental, além de preparo financeiro até que seu produto seja de fato reconhecido no mercado.

– Você é mais feliz com essas mudanças? Sim!!

Onde você encontra a Gesi:

E-mail: gesi.mazzochi@gmail.com
Instagram: @gesi mazzochi
Linkedln: Gesi Mazzochi

Clique aqui para ler todas as entrevistas sobre transição de carreiras e carreiras múltiplas.