Empreender no Brasil é grande desafio. Ser “dono do próprio nariz” é uma experiência única e completamente apaixonante. Mas, além de várias questões burocráticas que envolvem a criação e gestão de um negócio, também precisamos de algo que quase ninguém nos conta quando optamos por empreender: atitudes empreendedoras.  Desenvolver algumas características vão auxiliar na nossa motivação para não desanimar diante dos obstáculos que surgem. Porque empreender é um trabalho hercúleo!

Selecionei cinco principais atitudes que todo empreendedor deve ter, de acordo com meu olhar e minha experiência ao trabalhar com empreendedores das mais variadas áreas de atuação.

1 – Disciplina e resiliência

Não é porque você é dono do seu nariz que pode chegar para trabalhar às 13 horas e sair às 15 horas. Empreender não é estar em férias permanente. É trabalhar MUITO mais do que as 8 horas diárias para quem é funcionário. É trabalhar 7 dias por semana! É estabelecer metas e prazos e cumprir todos eles. Prometeu o orçamento para sexta-feira à tarde, entregue de manhã. Adiante-se!

E, para encarar essa jornada é preciso ter resiliência para saber quando é o momento de aquietar ou dar o próximo passo. Quando é o momento de recuar ou avançar. É ter paciência sempre. Sempre!

2 – Sujar-se 

Sabe aquela máxima: “o olho do dono é que engorda a porcada”? Pois é exatamente isso. Ter equipe é super importante e vai te ajudar, ao longo prazo, focar seu tempo no estratégico e deixar o operacional para parceiros e colaboradores. Mas, nem sempre isso será possível e você precisará sim saber como fazer todo o processo para produção dos seus produtos ou serviços.

Por isso, dividir-se entre o terninho de executiva e o avental para sujar-se é super importante para entender cada etapa e fazer seu negócio crescer de maneira sustentável.

3 – Agir e encarar os desafios

Lançar uma empresa, ou produto ou serviço dá um baita trabalho, certo? Mas, e depois, você vai ficar esperando tudo cair do céu? Nã-na-ni-na-não. Estar em constante movimento para encarar os desafios que vão surgindo, dia após dia, é fundamental para não ficar estagnado e ser engolido pelo mercado e pela concorrência. Não tenha medo, arrisque-se! Os riscos sempre vão existir e, cabe a você, saber quando dar o próximo passo para não ficar pra trás.

4 – Estude, aprenda!

Estar sempre atualizado com o que há de novo e atual no seu mercado é mais do que diferencial: é obrigação! Sim, são tantos os concorrentes/parceiros e outras ameaças no dia a dia que se você não tem um algo a mais para oferecer ao cliente, não terá bala na agulha para destacar-se!

Estudar, participar de cursos e seminários, ler bons livros e artigos são os melhores caminhos para você estar por dentro das principais novidades! Sim, não estacione nunca!

5 – Agilidade e qualidade

Seja ágil e com qualidade acima do esperado. É isso que você precisa sempre ter em mente. Tenha qualidade em seu atendimento, produtos e serviços e seja ágil na seu entrega – seja no orçamento ou na entrega do produto e serviço – para você estar um passo à frente do mercado tão competitivo.

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