Desde 2012 trabalho com empreendedores e profissionais liberais e já presenciei diversas situações semelhantes em seus negócios e carreiras. 

Selecionei 4 verdades sobre empreendedorismo e organização de negócios para compartilhar:

Foto: Unsplash

1 – Empreender não é só fazer aquilo que a gente gosta (essa pode ser a mais óbvia mas é também a mais importante).

Talvez você já tenha ouvido essa frase inúmeras vezes mas é muito comum encontrar empreendedores que acreditam que ter um negócio é jogar tudo pro alto e viver fazendo o que ama. Mas no dia a dia, os bastidores que envolvem a gestão e organização da empresa são, muitas vezes, mais importante que talento e habilidade. Empreender é fazer muito menos do que a gente gosta e muito mais do que a empresa precisa.

2 – Sociedade é um grande desafio. Escolha muito bem com quem você vai dividir seu sonho.

Tem um sócio e estão “batendo cabeça”? Ao escolher um sócio e parceiro para o negócios é muito importante ter os papeis bem definidos. Anote o que você bom e o que seu sócio é bom, o que é sua responsabilidade e o que é responsabilidade do seu sócio. Nessa relação o que vale é a expressão “os opostos se atraem”. Os sócios devem se complementar.

3 – Sozinho ninguém sai do lugar.

Se você empreende sozinho, contrate pessoas que são muito experts naquilo que fazem para te auxiliar. Não precisamos saber tudo de tudo – e nem é possível – mas se relacionar com mentores e consultores que irão mostrar qual caminho pode ser mais curto, ou com menos obstáculos ou como melhorar produtos e serviços vai te ajudar a economizar tempo, dinheiro e energia, e ainda contribuir com o crescimento do seu negócio.

4 – Equilíbrio é fundamental.

Essa é uma verdade que falo para 100% dos meus clientes. Por mais que dizemos e acreditamos que empreender é viver 24 horas X 7 dias por semana pensando no negócio, existe uma vida além da empresa. Há família, amigos, saúde, lazer, diversão… e tantas outras atividades. Não misture sua vida pessoal com a vida profissional. Separe suas contas bancárias pessoais das contas profissionais. Empreender não é fácil e exige muita responsabilidade.

Respeite seu limite.

Cada uma dessas verdades eu também já vivenciei durante esses mais de 7 anos empreendendo. A falha e o aprendizado fazem parte do jogo. Viver fazendo o que ama envolve muito mais que transformar sonho em realidade. Envolve habilidade, talento, garra e, principalmente, arriscar-se.

E para você, o que é verdade para empreender? Compartilha comigo!